COMO SUPERAR O GRANDE CANSAÇO? – PROAC EDITAIS – EDUARDO FUKUSHIMA

Category
2023, Dança, Du Fukushima, Oficina / Workshop, Performance, videodança
About This Project

COMO SUPERAR O GRANDE CANSAÇO? é uma coreografia de 2010 com criação e performance de Eduardo Fukushima.

Esse projeto disponibiliza o registro de vídeo da peça, gravada em 2014 em Berlim, Alemanha, como também produzir um teaser a partir desse material, criar o material gráfico de divulgação e realizar dois dias de oficina de Introdução à Práticas Corporais Asiáticas de maneira online com duas horas de duração a cada encontro, gratuito e aberto para todas as pessoas interessadas pelas artes corporais e exercícios de restauração para a saúde do corpo.

 

COMO SUPERAR O GRANDE CANSAÇO?

 

O cansaço nesse trabalho expande seus possíveis significados em movimento e se transforma em dança.

 

Um dos cansaços pode ser um cansaço antigo dos humanos, é existencial, a depressão do corpo, onde a gravidade age para baixo, o corpo no chão que não consegue se levantar, o corpo silencioso na horizontal se entrega a inércia e permanece em sua luta interna, a falta de animo, a sensação de não saída, o interno caótico em uma confusão incessante e repetitiva com vetores para todos os lados, não há o outro, só o chão. É um cansaço invisível e solitário.

Um outro cansaço pode ser niilista em relação aos modos da vida humana em grandes cidades, como São Paulo, cidades colonizadas e construídas sob aniquilamentos de memórias e culturas, um cansaço em confronto com os modos de vida dessa civilização capitalista, neoliberal, branca que pressiona muitas vidas pro chão, dentro desse sistema em constante destruição da terra, do ar, da água, de outras espécies e de nós mesmos. Esse cansaço é autodestruidor, é o cansaço moderno carregado desde a colonização e chega ao seu apogeu na contemporaneidade.

Essa dança expurga muitos cansaços, pulsa a terra para resgatar o corpo vivo, transforma o interno caótico dos cansados em movimento, vibra na máxima vitalidade, é dança crua em fluxo contínuo que constrói o cansaço aos poucos e vai se transformando na própria pergunta, como superar o grande cansaço? e não apresenta respostas.

 

Esse trabalho coreográfico teve um longo período de pesquisa de movimento onde o peso do corpo pressiona o chão gerando movimentos quebrados, colapsados, pulsatórios, repetitivos, rasteiros, insistentes, cíclicos e rápidos ao som de uma batida eletrônica que lembra o pulso do coração e marca o tempo em repetição.

A classificação indicativa é livre.

 

 OFICINA

27 e  28/02 – Oficina/Palestra Introdução a práticas corporais asiáticcas – Eduardo Fukushima 

LANÇAMENTO VÍDEO

19/10/23  – Lançamento vídeo “O Grande Cansaço – Youtube (online) – Eduardo Fukushima – Proac 11/2022 Licenciamento de Conteúdo – O Grande Cansaço  

LINK ESPETÁCULO:

como superar o grande cansaço? Eduardo Fukushima – YouTube