OUTONO – BETH BASTOS

Category
2021, Beth Bastos, Dança, Núcleo Pausa, PROAC LAB, Sandro Miano, videodança
About This Project

Especialmente neste filme, no ano de 2014 realizaram esta pesquisa que evidenciava atmosferas de jardins públicos e privados localizados na cidade de São Paulo.

 

O filme faz parte da Instalação coreográfica Atmo, que consiste na exibição do filme, acompanhado ao vivo pela sanfona do artista plástico e músico, Marco Paulo Rolla, autor da trilha sonora, e um solo de Beth Bastos. “Outono” foi concebido de forma espontânea, impulsiva e imediata, ressaltando o lado “caótico” da criação, na urgência de aproveitar o momento e a luz natural do jardim, com o desejo de suspender, de transformar e eternizar aquele instante. Através de partituras de percepção, dispositivos de movimento e pausa, nos estudos da construção de imagens e suas reverberações no espaço, os artistas descobriram o vídeo como meio de explorar a duração do tempo e criar uma outra temporalidade. Nesse território deexperienciar a imagem e sua permanência, ao ativar, dilatar e potencializar percepções, surgiram questões existenciais como, memória, permanência, desaparecimento, e mistérios do instante, que envolvem a vida e a morte como rituais de transformação.

 

A trilha sonora, construída posteriormente pelo multi-artista Marco Paulo Rolla, transformou atmosferas e sensações em silêncio e som, usando uma sanfona, em uma estrutura expressiva de desaceleração, criando um uníssono com as imagens produzidas. 

 

Os artistas que participam deste trabalho também fazem parte do Núcleo Pausa, dirigido por Beth Bastos, e há mais de 20 anos, investigam a composição em dança contemporânea, com o foco na questão do “olhar”, tanto do público como do artista “Outono” revela o tempo numa proposta de desaceleração, sugerindo o aquietar-se para sentir o pulso do mundo e de si. O tempo desmaterializado da vida e do corpo ganha densidade, e nos instiga a recuperar a experiência, a leveza e o peso. O trabalho localiza a dança no entrelugar da percepção dos sentidos, do olhar e das relações teóricas originárias da fotografia colocando em jogo imagem e imaginação. Um recorte que oferece ao público imagens e propõe reflexões sobre o sensível, como forma de resistência.

 

Ficha técnica

 

Concepção: Sandro Miano 

Performer: Beth Bastos

 

Designer: André Canadá

Produção: Cais Produção

Diretor de produção: José Renato Fonseca de Almeida 

 

assista aqui