PANTOFAGIA – MARTA SOARES E CIA

Category
2019, 2020, Dança, Filme, Marta Soares, Marta Soares, Oficina / Workshop
About This Project

Contemplado pelo 27 Edital de fomento à Dança da Cidade de São Paulo, 2019 este projeto foi, como todos nós, marcado pela pandemia mundial de covid-19. Reinventado para poder acontecer de modo seguro para todos os envolvidos, teve suas ações presenciais repensadas para eventos on-line.

 

PANTOFAGIA significa o que come tudo indiscriminadamente

 

É um projeto de Marta Soares composto por um curso de história da dança, ministrado em 4 módulos; Lives com artistas convidados falando sobre temas pertinentes à pesquisa e criação deste espetáculo; e exibições do vídeo do processo de criação do espetáculo Pantofagia

 

Curso de História da Dança

com Marta Soares 

Esse curso teve como objetivo compartilhar referências estéticas e conceituais que Marta Soares e Cia. utilizou no desenvolvimento do espetáculo “Pantofagia”. Tomamos como ponto de partida os movimentos de dança moderna e pós moderna americana com o intuito de refletir sobre como mudanças políticas e sociais reverberaram diferentemente nos processos de subjetivação e consequentemente de criação dos seus artistas em cada período. E, sobre como esses processos se materializaram nas suas criações levando-os à desenvolver estratégias de reencantamento através de procedimentos ritualísticos. Para isso, estudamos textos e vídeos de obras de artistas seminais de cada período e, também as mudanças políticas e sociais que estamos vivendo no presente e como afetam os nossos processos de subjetivação e criação.

 

Módulo I

 “Processos de Subjetivação na Dança Moderna e Pós Moderna”  Módulo I

 

Em formato não linear, que teve como foco a dança expressionista alemã  e a dança butô japonesa 

 

Entre os artistas  estudados nesse módulo destacam-se:

Loie Fuller, Isadora Duncan, Rudolf Laban, Mary Wigman, Ruth Saint Denis, Ted Shaum, Martha Graham, José Limón, Doris Humphrey, Hanya Holm, Alwin Nickolais, Pina Bausch, Kazuo Ohno, Tatsumi Hijikata, Merce Cunninghan etc

 

Assistência  de Jaya Batista 

Período: 18 de Maio a 22 de Julho (10 semanas)

Carga horária total: 40 horas

 

Módulo II

 

“Processos de Criação e Subjetivação nas Danças Moderna e Pós Moderna Americanas e suas Reverberações Mundiais”  – Módulo Il

 

Foco  nas danças moderna e pós moderna americanas e suas reverberações mundiais incluindo no Brasil. 

Entre os artistas estudados destacam-se:

Dança Moderna: Isadora Duncan, Louis Fuller, Ruth Saint Denis, Ted Shaum, Martha Graham, Katherine Durham, Hanya Holm, Doris Humphrey, Charles Weidman, Lester Horton, Paul Taylor, Alwin Nickolais, Merce Cunningham etc

Dança Pós Moderna: Judson Church Theater, Grand Union Group, Robert Dunn, Yvone Rainer, Lucinda Childs, David Gordon, Deborah Hay, Steve Paxton, Trisha Brown, Anna Halprin, Robert Dunn, Simone Forti, Steve Paxton, James Waring etc

 

Período: de 10 a Agosto à 21 de outubro (10 semanas)

 

Carga horária total: 40 horas

 

Módulo III

 

“Estratégias de reencantamento via ritualização nas danças expressionista alemã e buto japonesa” – Módulo III 

 

Entre os artistas estudados nesse módulo destacam-se: François Delsarte, Jacques Dalcroze, Louie Fuller, Isadora Duncan, Rudolf Laban, Mary Wygman, Gret Palucca, Harald Kreutzberg, Dore Hoyer, Gertrud Bodenwiezer, Valeska Gert, Hilde Hoger, Kurt Joss, Sigurd Leeder, Lavinia Schulz e Walter Holdt, Tatsumi Hijikata, Kazuo Ohno, Akira Kasai, Yoko Ashikawa, Min Tanaka etc. Como também coreografos que estão, no presente remontando, citando ou reimaginando obras dos artistas citados.

 

Período: de 01 à 08 de fevereiro de 2021

 

Carga horária total: 26 horas

 

Módulo IV 

 

“ Estratégias de reencantamento via ritualização nas danças moderna e pós moderna americana”  – Módulo IV 

 

Entre os artistas rstudados nesse módulo destacam-se: François Delsarte, Jacques Dalcroze, Louie Fuller, Isadora Duncan, Ruth Saint Dennis, Ted Shawn, Marta Graham, Doris Humphrey, Charles Weidman, Eric Hawkins, Lester Horton, Hanya Holm, Alwin Nickolais, Merce Cunninghan, Anna Halprin, Simone Forti, Yvone Rainer, Trisha Brown, Steve Paxton, Deborah Hay, Lucinda Childs, David Gordon etc. Como também coreografos que estão, no presente, remontando, citando e/ou reimaginando obras dos artistas citados.

 

Período: de 09 à 16 de fevereiro de 2021

Carga horária total: 26 horas

 

Lives com convidados

19/2 Renato Sztutman – Quando o barro é cauim – da mitopraxis indígena à dança contemporânea

20/2 Juliana Fausto – Geopolíticas animais e a antidança do zoológico

21/2 Andressa Coutinho – o corpo intempestivo: animalidade e a experiência humana em Georges Bataille 

29/2 Marta Soares & Cia. e artistas convidados – Processo de criação do espetáculo Pantofagia

 

Exibições do vídeo do processo de criação do espetáculo Pantofagia

 

Pesquisa e criação do espetáculo “Pantofagia”, cujo termo significa o que come tudo indiscriminadamente, Pesquisa que toma como ponto de partida o livro “Pantofagia ou as Estranhas Práticas Alimentares na Selva” do sociólogo Abguar Bastos cuja bibliografia demonstra sua excepcional intimidade com os problemas da Amazônia. Este espetáculo é focado na geofagia, uma das práticas da pantofagia, que significa o hábito dos indígenas da amazônia de comer terra ou argila, portanto, a paisagem. 

 

O espetáculo investiga a unidade geofásica que se estabelece entre homem e animal quando o primeiro imita o segundo nessa prática e o estado de indistinção entre corpo e ambiente que ela promove. Para isso exploramos, via movimento, o devir (vir a ser) animal, que ocorre no embate entre os corpos das intérpretes com o material argila moldável. 

de 20 a 28 de fevereiro de 2021

 

Ficha Técnica

Concepção e Direção: Marta Soares

Coreografia e Preparação Corporal: Marta Soares  

Vídeo:  versão I  

Intérpretes: Marta Soares e Rafael de Souza

 

Vídeo: 

Intérpretes: Carolina Calegaro, Martina Sarantopolous e Mariza Virgolino

Assistência de Direção: Jaya Batista

Figurino: Marta Soares

Desenho de Luz: Aline Santini

Espaço cenográfico: Renato Bolelli

Assistentes de cenografia: Chico Lima e Rafael Limongelli

Assistente Geral: Rafael de Souza

Filmagem: Bruta Flor Filmes: Bruna Lessa e Caca Bernardes

Designer Gráfico: Érico Peretta

Produção Executiva: CAIS Produção Cultural

Produtores: Beto de Faria e José Renato Fonseca de Almeida

 

Este projeto foi realizado com o apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura

 

Currículo Sucinto

Marta Soares

Marta Soares é performer e coreógrafa.Desenvolve trabalhos que pesquisam possibilidades de interseções entre a dança, as artes visuais, a arte performática e a música. Possui graduação em artes pela State University of New York (SUNY). Mestrado em Comunicação e Semiótica e Doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Entre suas produções destacam-se:  “Les Poupées”, “Formless”, “O Homem de Jasmim”, “O Banho”, “Um corpo que não aguenta mais”, “Vestígios”, “Deslocamentos” e “Bondages”. Marta recebeu, entre outras, as bolsas para artista da Fundação Japão através da qual estudou com Kazuo Ohno em Tóquio e da Fundação  John Simon Guggenheim.