DANÇA MACABRA – MARTA SOARES

Category
2021, Dança, Filme, Marta Soares, PROAC LAB
About This Project

O trabalho solo “Dança Macabra” de Marta Soares investiga a origem da Dança da Morte, termo em português para a alegoria artística-literária francesa “Danse Macabre”, que data do final da idade média. Com representações na literatura, pintura, escultura, gravura e música, essas danças macabras expressam a ideia de universalidade da morte, menosprezando o estado do ente em vida, pela união de todos no ato de morrer. Tendo ganhado força no impacto causado pela Peste Negra (1348), que marcou a fragilidade e efemeridade da vida, assim como a insignificância das glórias e materialidade da “existência terrena”, a Dança Macabra foi fruto da tradição do Memento Mori (tradição latina do “lembrar-se da mortalidade frente à fugacidade da vida”, recuperada mais tarde pelo cristianismo medieval), e propunha a reflexão da morte como certeza invariável e uniformizada de todos os entes. O tema consiste na representação personificada da morte, que conduz, em fila, indivíduos de todos os estratos sociais que, em dança, caminham em direção aos próprios túmulos. Estão representados, tradicionalmente, a figura de um imperador, um rei, um monge, um papa, um jovem e uma bela mulher, em formas esqueletais, simbolizando a igualdade que a morte impõe a todos.

 

Durante o espetáculo Marta Soares le, em uma mesa, um texto sobre as possíveis origens da “Dança Macabra” a qual é intercalada por projeções de representações pictóricas da mesma e, por execuções de fragmentos de danças expressionistas dos coreógrafos alemães Mary Wigman, Kurt Joss e Sigurd Leeder que exploram o tema.

 

*Ficha Técnica*

Concepção, Direção e Performance: Marta Soares

Desenho de Luz: Aline Santini

Montagem de luz: Vinícius Andrade e Débora Sperl

Figurino: Ozenir Ancelmo

Máscara: Ana Teixeira

Vídeo: Bruna Lessa e Cacá Bernardes (Bruta Flor Filmes)

Designer Gráfico: Érico Peretta

Assessoria de Imprensa: Elaine Calux

Produção Executiva: Cais Produção Cultural

Produtores: Zé Renato Almeida e Beto de Faria

 

*Créditos:*

Trechos da “Danse Macabre” de Kurt Joss e Sigurd Leeder

Trecho da “Toten Tanz” de Mary Wigman

 

*Apoio:*

Oficina Cultural Oswald De Andrade

 

*Agradecimentos:*

Tela Magica e toda equipe da Oficina Cultural Oswald De Andrade

 

*Serviço:*

13 à 23/12 –ExibiçãoDANÇA MACABRA – Aula-Performance” – Marta Soares e Cia – Projeto: “DANÇA MACABRA” – PROAC Lei Aldir Blanc 2020

 

ASSISTA