Estudo n°2 | Beth Bastos

Category
2015, Beth Bastos, Dança
About This Project

O solo Estudo nº2, concebido e interpretado por Beth Bastos, propõe novas maneiras de olhar a arquitetura. Na atual temporada – ou ocupação, como Beth prefere definir – ela explora os espaços do Instituto Mani, cujo projeto arquitetônico é de autoria de Paulo Mendes da Rocha, que desenhou o edifício no período brutalista (1963).

A performance dá continuidade ao projeto SOLO – Estudos sobre a pausa: conexões entre dança e fotografia. A apresentação ao cair da tarde visa aproveitar a luminosidade deste período do dia. A concepção de luz, de Hernandes de Oliveira, acompanha a passagem do dia para a noite e, com simplicidade, conduz o espectador a aproveitar a mudança da iluminação.

São justamente nas sombras, luzes e formas que Beth posiciona o corpo e ocupa os espaços, como se fosse parte de uma fotografia. A performance também convida o público a resistir ao impulso de fotografar durante a visita, para vivenciar experiências de captura sensorial, em resistência ao desejo de materializar imagens. Com o fotógrafo Sandro Miano, que assina a concepção visual do tabalho, Beth trabalhou questões caras à fotografia, como a percepção e a memória, enfatizando o mistério da imagem e sua (im)permanência.

A visita se inicia no jardim e termina no interior da casa. O figurino criado por Flavia Aranha traz folhas de jardim pigmentadas sobre a seda do vestido. As cores cruas  – cinza, verde e ocre – vão se transformando pela ação do tempo. Dentro da casa, a ambientação cênica de André Canada cobre com tecidos os móveis, dando transparência. Um piano tocado por Rodrigo Vasconcelos evoca a memória da casa na música de Chopin, que era tocada pelo artista, idealizador e proprietário da casa, Gaetano Miani.

“Este trabalho propõe ao público olhares diversos para a arquitetura, além de propor outras maneiras de lidar com ela. Como entrar ou sair de uma porta deitado? Como descer rolando por uma escada? Como trabalhar novos planos e níveis?”, diz Beth. Segundo a artista, Estudo Nº2 também explora a memória afetiva da casa.

_________________________________________________________________

Fonte: http://www.agendadedanca.com.br/estudo-no-2/

_________________________________________________________________

Ficha Técnica:

Concepção e performance: Beth Bastos. Concepção Visual

Fotografia: Sandro Miano.
Ambientação Cenográfica: André Canadá.

Orientação Artística: Marta Soares.

Concepção de Luz: Hernandes de Oliveira.

Figurino: Flavia Aranha.

Músico Convidado: Rodrigo Vasconcelos.

Produção Geral: Cais Produção Cultural/ José Renato Fonseca de Almeida.

Assistentes de Produção: Beto de Faria e Larissa Verbisk.

Assessoria de Imprensa: Fernanda Teixeira – Arteplural

 

_________________________________________________________________

Apresentações:

12, 13, 19, 20, 26 e 27 de Setembro de 2015 – Instituto Miani