Nijinsky, Casamento com Deus | Grupo Minik Momdó

Category
2012, Dança, Grupo Minik Momdó
About This Project

Espetáculo solo criado por meio do processo de hibridação entre as linguagens da dança, do teatro, da música e do vídeo. As questões centrais do trabalho estão vinculadas a genialidade, a arte e a espiritualidade, abordadas a partir da figura do bailarino russo, Vaslav Nijinsky, mais particularmente o período da vida em que ele se retirou à Suiça, antes de abandonar todo o contato com o mundo, momento em que escreveu seus “Cadernos”. Os “Cadernos” foram escritos sob orientação psiquiátrica e foram publicados segundo seus intuitos messiânicos, o livro “Nijinsky”, de sua esposa Romula Nijinsky, e “O Outsider”, de Collin Wilson; também foram usados como estímulos para o processo. Pesquisando seus “Cadernos”, sua produção plástica e a de outros artistas que retrataram este bailarino insuperável e coreógrafo incompreendido, nos aproximamos do homem que anteviu o desenvolvimento da sociedade humana moderna.

Nos move o que Nijinsky significa enquanto alma ou personalidade singular, mais do que o que representa enquanto figura para o mundo do espetáculo: O Deus da dança, a estrela des Ballets Russes.

Sua personalidade tinha a força estrondosa de um buraco negro, cuja potência se irradiava com ousadia e intrepidez, atraindo para si magneticamente a admiração atônita de todos, absorvendo com igual intensidade as questões mais caóticas e desafiadoras que o mundo a sua volta propunha ao seu tempo. Questões essas que ainda hoje se colocam perante o mundo e continuam sem resposta, eram o que lhe devora, até levá-lo a auto-implosão. Esta potência paradoxal foi o ponto de partida para a pesquisa iniciada em 2008, permitindo assim a atualidade do projeto.

 

Fonte: Programa