Vesica Piscis remete ao desenho esquemático de uma bolsa de ar que os peixes possuem para a flutuação. Simbolicamente, representa a intersecção de dois círculos – um arquétipo de conexão de todas as formas de existência e de conhecimento no mundo. O conceito de campo de interação está na base da obra e da vida de Rudolf von Laban (1879-1958), dançarino, coreógrafo, teatrólogo, educador reconhecido como um dos maiores teóricos da dança do século XX. Foi Laban o responsável pelo estudo minucioso da estrutura dos gestos e pela criação de um método de notação de movimentos, um alfabeto próprio chamado Labanotation , utilizado para sistematizar coreografias e atribuir-lhes memória. Baseado numa vontade de fazer do movimento uma linguagem de união, ele também inventou as Danças Corais , onde estruturas gestuais eram repetidas em conjunto por enormes grupos de pessoas.
Inspirada pelos ensinamentos de Laban, Maria Mommensohn , idealizadora da proposta Vesica Piscis , nos apresenta as possíveis interfaces entre as diferentes linguagens artísticas, apresentadas em dois ambientes distintos: um reservado aos espetáculos de dança e às experiências imersivas através de recursos audiovisuais, e outro dedicado à exposição visual em homenagem à bailarina, coreógrafa e educadora Maria Duschenes, uma das introdutoras do método Laban no Brasil em suas criações e atividades de arte-educação.
Esses dois espaços pretendem-se vivos, dinâmicos e interativos, não somente pela ocorrência das apresentações e pela homenagem a Maria Duschenes, mas também porque durante a ocupação Vesica Piscis o museu se tornará palco de ensaios e experimentações voltados a espetáculos que serão criados especificamente para o espaço do MAC USP. São trabalhos que emergem, imbuídos de uma linguagem cênica própria desse universo interativo criado pela conversa entre a dança e as demais expressões artísticas.
A ocupação Vesica Piscis, no MAC USP, entre os meses de maio e julho, é uma oportunidade para o público visitante descobrir a vocação do museu como espaço vivo. Aqui, através de elementos visuais e sonoros, orquestra-se um lugar de pulsação, estabelece-se um convite à experimentação, iluminando formas de criação estética onde a dança e a comunicação não-verbal compõem e dão corpo ao universo multidisciplinar daquilo que chamamos arte contemporânea. Eis uma possibilidade de união ao modo Laban.
Katia Canton
Docente / MAC USP
ESPETÁCULOS
– CEBOLA | MARCIA MILHAZES
08, 09 e 10/07 (MAC-USP-Ibirapuera) – Espetáculo Cebola, de Marcia Milhazes no PROJETO “Vesica Piscis” Maria Mommensohn – XVIII Fomento a Dança
Esta peça para uma intérprete feminina é uma experiência pela busca da natureza humana através do gesto. Intérprete/gesto, centro de um local genuíno, núcleo do movimento e da tentativa de entender a sua dança e os diversos meios artísticos que buscam e perfuram uma massa de estrutura estética conceitual e emocional.
Coreografia e direção artística – Marcia Milhazes
Interprete – Ana Amelia Vianna /Marcia Milhazes Companhia de Danca
Desenho de Luz – Glauce Milhazes
Trilha sonora /colagem – Marcia Milhazes
Montagem sonora – Edson Lopes
Figurino concepção – Marcia Milhazes
Costureira – Eunice
– OBRA SEM TÍTULO | JULIANA MORAES
01, 02 e 03/07 (MAC-USP-Ibirapuera) – Espetáculo Obra sem título, de Juliana Moraes no PROJETO “Vesica Piscis” Maria Mommensohn – XVIII Fomento a Dança
Trata-se de um processo de pesquisa em andamento, cujos resultados iniciais serão divididos com o público através de uma performance de meia hora. Este projeto retoma a primeira cena do solo “Três tempos num quarto sem lembrança”, de 2005, na qual a bailarina Juliana Moraes repetia aceleradamente, durante 5 minutos, imagens femininas veiculadas em revistas de moda e estilo para as embaralhar no tempo presente da cena
Criação e interpretação: Juliana Moraes
Preparação de intérprete: Gustavo Sol
Duração: 30′
Classificação indicativa: 12 anos
– UMA BALEIA ENCALHADA NA PRAIA| ANDREA YONASHIRO
10, 11 e 12/06 (MAC-USP-Ibirapuera) – Espetáculo Uma Baleia Encalhada na Praia, de Andreia Yonashiro no PROJETO “Vesica Piscis” Maria Mommensohn – XVIII Fomento a Dança
Há dez anos medito sobre a criação de uma dança com o título: Uma baleia encalhada na praia. Inúmeros movimentos me conduziram a percorrer esse título como se fosse uma nova galáxia, com seu caos e seus padrões a serem sentidos como vestígios corporais que tento tocar, sem, no entanto, domesticá-los.
Idealização: Andreia Yonashiro
Criação: Andreia Yonashiro, Marion Hesser e Marcius Lindner
Performance: Andreia Yonashiro
Direção musical e violinista: Felipe Secamilli
Cantor convidado: Matheus França
Criação de brilho: Ricardo Palmieri
Consultoria em luz: André Boll
Colaboradora artística: Júlia Rocha
Duração: 20 minutos
– VESICA PISCIS | MARIA MOMMENSHON E HENRIQUE SCHULLER
17, 18, 19, 24, 25 e 26/06 (MAC-USP-Ibirapuera) – Espetáculo Vesica Piscis, de Maria Mommensohn e Henrique Schuller no PROJETO “Vesica Piscis” Maria Mommensohn – XVIII Fomento a Dança
A performance propõe um exercício composicional para a construção de espaços outros, intensivos e extra-cotidianos, povoados de corpos-fluxos-dançantes, sendo estes transicionais num espaço-tempo contextualizado a partir de proposições topológico-cinético-virtuais.
Intérpretes criadores: Henrique Schuller e Maria Mommensohn
Direção Coreológica: Henrique Schuller
Video Cenografia: Lina Lopes
Edição de Vídeo: Giovanna Casimiro
Cenografia: Guilherme Isnard
Figurino: Nani Brischi
Iluminação: Décio Filho
Assistentes de Iluminação: Alexandre Muniz
Direção Musical e Instalação Musical: Klaus Wernet
Compositores Intérpretes: Klaus Wernet, Felipe Guterres e Renato Bon
Duração: Nos seis dias da instalação a partir das 13hs até o fechamento do museu.
Classificação indicativa: 12 anos
– CRISTAL | CIANE FERNANDES
03, 04 e 05/06 (MAC-USP-Ibirapuera) – Espetáculo Cristal, de Ciane Fernandes no PROJETO “Vesica Piscis” Maria Mommensohn – XVIII Fomento a Dança
Cristal é uma Imersão somático-performativa com participação do público, que acontece a partir de Padrões de Crescimento, de Mudança ou Padrões Cristal. Este princípio foi inspirado na mutabilidade inerente às formas cristalinas das teorias de Rudolf von Laban.
Com o Coletivo A-FETO de Dança-Teatro
Direção: Ciane Fernandes
Paisagem Sonora: Felipe Florentino
Criadores/Performers:
Alba Vieira, Carlos Alberto Ferreira, Ciane Fernandes, Felipe Florentino, Gabriel Lima, Lenine Guevara, Leonardo Paulino, Líria Morays, Mariana Terra, Melina Scialom, Neila Baldi, Patricia Caetano, Umberto Cerasoli Jr.
Instalação e assistência de produção: Felipe Florentino, Lenine Guevara, Leonardo Paulino, Mariana Terra, Patricia Caetano, Umberto Cerasoli Jr.
Figurino: Lenine Guevara, Leonardo Paulino, Melina Scialom
Produção executiva: Carlos Alberto Ferreira
Duração: Nos três dias da instalação a partir das 14hs até o fechamento do museu.
Classificação indicativa: livre
– EXPOSIÇÃO MARIA DUSCHENES
28/05 a 10/07 (MAC-USP-Ibirapuera) – Exposição Maria Duschenes no PROJETO “Vesica Piscis” Maria Mommensohn – XVIII Fomento a Dança
– ESPAÇO IMERSIVO
28/05 a 10/07 (MAC-USP-Ibirapuera) – Espaço Imersivo no PROJETO “Vesica Piscis” Maria Mommensohn – XVIII Fomento a Dança
– ORQUESTRA DE TIGELAS DE CRISTAL
28/05 (MAC-USP-Ibirapuera) – Orquestra de Tigelas de Cristal no PROJETO “Vesica Piscis” Maria Mommensohn – XVIII Fomento a Dança
As Tigelas de Cristal são instrumentos feitos de quartzo e que emitem um som único e envolvente. Suas poderosas vibrações afetam todo o nosso corpo, mente e emoções, trazendo mais paz interior, equilíbrio e harmonia.
Rita & Luiz Pontes e convidados
– EXIBIÇÃO DE VÍDEOS DE DANÇA COMENTADOS
28 e 29/05 (MAC-USP-Ibirapuera) – Exibição de vídeos de dança comentados no PROJETO “Vesica Piscis” Maria Mommensohn – XVIII Fomento a Dança
Ficha Técnica
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – MAC USP / MUSEUM OF CONTEMPORARY ART OF UNIVERSITY OF SÃO PAULO – MAC USP
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO / UNIVERSITY OF SÃO PAULO
REITOR / PRESIDENT: Marco Antonio Zago
VICE-REITOR / VICE-PRESIDENT: Vahan Agopyan
PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO / DEAN FOR UNDERGRADUATE STUDIES: Antonio Carlos Hernandes
PRÓ-REITOR DE PÓS-GRADUAÇÃO / DEAN FOR GRADUATE STUDIES: Carlos Gilberto Carlotti Junior
PRÓ-REITOR DE PESQUISA / DEAN FOR RESEARCH: José Eduardo Krieger
PRÓ-REITORA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA / DEAN FOR CULTURE AND UNIVERSITY EXTENSION: Marcelo de Andrade Roméro
PRESIDENTE DA AGÊNCIA USP DE COOP. ACAD. NACIONAL E INTERNACIONAL / PRESIDENT OF THE USP’S AGENCY FOR DOMESTIC AND INTERNATIONAL ACADEMIC COOPERATION: Raul Machado Neto
CHEFE DE GABINETE/CHIEF OF STAFF: Thiago Rodrigues Liporaci
SECRETÁRIO GERAL / SECRETARY GENERAL: Ignácio Maria Poveda Velasco
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CONSELHO DELIBERATIVO / MUSEUM OF CONTEMPORARY ART OF THE UNIVERSITY OF SÃO PAULO DELIBERATIVE COUNCIL: Ana Magalhães, Carmen Aranha, Cristina Freire, Eugênia Vilhena, Helouise Costa, Katia Canton, Vera Filinto, Georgia Kyriakakis, Ricardo Fabbrini, Rodrigo Queiroz.
Curadora MAC USP: Katia Canton
Vesica Piscis
Direção Geral e Curadoria: Maria Mommensohn
Montagem Cênica (Espaço Imersivo)
Concepção: Maria Mommensohn
Direção Coreológica: Henrique Schuller
Intérpretes criadores: Henrique Schuller e Maria Mommensohn
Video Cenografia: Lina Lopes
Edição de Vídeo: Giovanna Casimiro
Cenografia: Guilherme Isnard
Figurino: Nani Brischi
Iluminação: Décio Filho
Assistentes de Iluminação: Alexandre Muniz
Direção Musical e Instalação Musical: Klaus Wernet
Compositores Intérpretes: Klaus Wernet, Felipe Guterres e Renato Bon
Artistas Convidados
Andreia Yonashiro
Ciane Fernandes
Juliana Moraes
Marcia Milhazes
Exposição Maria Duchenes
Idealização, curadoria e produção: MUD – Museu da Dança
Pesquisadora: Simone Alcântara
Estagiárias: Isadora Dieb (catalogação) e Taciana Vaz (revisão de textos)
Gravação e edição dos vídeos: Rafael Petri
Webdesign e inteligência do site: Dracco Publicidade
Convidados entrevistados (depoimentos): Acácio Vallim Jr., Ana Terra, Antônio Delfino, Beto Martins, Cássia Navas, Cecília Pellegrini, Célia Gouvêa, Cilô Lacava, Daniel Duschenes, Daniela Stasi, Daraina Pregnolatto, Dinho Nascimento, Doju Dinajara Freire, Dulce Maltez, Henrique Schuller, Janice Vieira, Jéssica Portella, Joya Eliezer, Karen Muller, Lala Deheinzelin, Lia Robatto, J. C. Violla, Marcelo Villares, Maria Mommensohn, Mariana Muniz, Marta Tereza Labriola, Mira Wajntal, Miriam Dascal, Nininha Araújo, Odete Machado, Patrícia Noronha, Renata Macedo, Ronaldo Duschenes, Rosana Marioto, Silvia de Ambrosis Pinheiro Machado, Silvia Duschenes, Solange Arruda, Sonia Silva, Tarsicio Tatit Sapienza, Uxa Xavier e Yolanda Amadei
Equipe de Produção
Técnico de Som: Glauber Coimbra
Técnico de Luz: Santa Luz Ltda
Cenotecnico/Marcenaria: Pigari Cenografia
Objetos Cênicos: Claudio Lux
Design Gráfico: Paula Viana
Registro Fotográfico: Renata Rosa
Produção Executiva: Cais Produção Cultural
Direção de Produção: José Renato Fonseca de Almeida
Assistentes de produção: Ana Prync, Cassia Sandoval, Gabriela Pas e Paula Viana
Assessoria de imprensa: Fernanda Teixeira – Arteplural
Agradecimentos:
À família Duschenes, nas figuras de Daniel, Ronaldo e Silvia, pela doação do acervo de D. Maria e pela grande contribuição para construção desta exposição.
À Julia Giannetti pela contribuição de sua pesquisa de mestrado sobre Maria Esther Stockler, a quem D. Maria foi parceira.
À Prefeitura do Município de São Paulo/ Secretaria Municipal de Cultura e também ao Centro Cultural São Paulo/ DADOC/ Arquivo Multimeios, pela disponibilização do acervo e atendimento às nossas solicitações.
Ao Núcleo de Fomento à Dança e toda sua equipe pelo brilhante trabalho e acompanhamento do projeto.
Ao Goethe-Institut São Paulo, na figura de Paulo Pina, por cederem alguns itens de seu acervo.
Ao Núcleo Morungaba e sua diretora Renata Macedo, pela doação de acervo e atenção em todo processo de pesquisa.
À EDSP – Escola de Dança de São Paulo, ao Estúdio Ruth Rachou, ao Itaú Cultural, à Livraria Cultura, à PUC – Pontifícia Universidade Católica e à Universidade Anhembi Morumbi por cederem seus espaços para gravação de algumas entrevistas.
Aos fotógrafos que gentilmente cederam suas imagens para compor esta exposição.
Ao Grupo de Improvisação de Movimentos Maria Duschenes, pela dedicação à este projeto.
À Cilô Lacava, Lala Deheinzelin, Marta Tereza Labriola, Miriam Dascal, Patrícia Noronha, Solange Arruda e Sonia Silva pela doação de seus acervos pessoais e auxílio na pesquisa.
E a todos os ex-alunos de D. Maria, que gentilmente cederam seus depoimentos para preservação da história da dança brasileira.
*Este projeto foi contemplado pelo 18º Edital de Fomento á Dança da cidade de São Paulo.